Perfil

Escritório de Advocacia Propriedade Intelectual RJ, SP

Leonardo Cordeiro

Sócio

Perfil

Agente da Propriedade Industrial, formado em Eletrônica Industrial pelo Instituto Nacional de Especialização do Estado do Rio de Janeiro e formado em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida – RJ. Tem amplo conhecimento de todas as fases do processamento de um pedido de patente (desde a busca prévia até a concessão, além de participações em análises de patentes em esferas judiciais como assistente técnico e perito) e das normas vigentes no país sobre Propriedade Intelectual.

Leonardo participa ativamente de congressos nacionais e internacionais relacionados à área de Propriedade Intelectual. É membro conselheiro da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), membro conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e membro da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI).

Coordenador do Grupo de Trabalho de Patentes e Desenho Industrial e professor do Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial da ABAPI, professor convidado do módulo de propriedade intelectual do Curso de Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica (GEPIT) da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia da Universidade de São Paulo (FDTE-USP), além de palestrante em diversos institutos públicos e privados. Leonardo também é do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ e membro do Comitê de Patentes da ASIPI.

Foi nomeado como expert em Processos Administrativos de Patentes pelo IAM PATENT 1000 (The World’s Leading Patent Professionals) nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 e foi reconhecido pela sua valiosa prática na área de patentes pelo Leaders League 2021.

Leonardo tornou-se sócio do escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira em 2015 e é o responsável pela área de Patentes.

Idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

Áreas de atuação: Patentes, Desenhos Industriais, Registros de Software e Cultivares.