Marca figurativa da PUMA tem alto renome reconhecido pelo INPI
Com a assessoria do nosso escritório, a PUMA conquistou essa semana o reconhecimento do alto renome de sua marca figurativa.
O reconhecimento da marca figurativa do “jumping cat” contribui significativamente para elevar o grau de exclusividade e o prestígio da empresa PUMA perante o mercado brasileiro.
O status especial é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após uma análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado. Desta forma, a marca figurativa em questão entrou para um seleto time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.
Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns, sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade. A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse renomado status.
Dentre as diversas evidências apresentadas para embasar o requerimento de alto renome, constava a pesquisa de opinião pública conduzida pelo Instituto Datafolha, que constatou que 86% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca figurativa, o que corresponde ao reconhecimento por aproximadamente 138 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. Dentre aqueles que reconheceram a marca, 72% afirmaram que ela pertence à PUMA SE, 90% a associaram ao segmento de artigos de vestuário esportivo e o mesmo percentual afirmou que a marca tem boa reputação no mercado, identificando produtos ou serviços de qualidade.
Fundada na Alemanha em 1948, a PUMA é uma marca global de artigos esportivos, reconhecida por sua ampla gama de produtos, incluindo calçados, roupas e acessórios, e que valoriza a excelência, o estilo e a inovação, com presença marcante na indústria do esporte e da moda.
A marca figurativa representa um “gato selvagem”, conhecido pelo dinamismo, velocidade e agilidade, qualidades essas alinhadas com a PUMA SE e seus produtos esportivos.
A parceria de longa data entre a PUMA SE e o nosso escritório, portanto, contribuiu para fortalecer ainda mais a posição e a reputação da empresa no mercado, solidificando seu status de líder em seu segmento.
“Obter o reconhecimento do alto renome de mais uma marca da PUMA no país do futebol, e onde atuam tantas outras marcas esportivas, é mais uma confirmação do prestígio e da ótima impressão que os brasileiros têm da PUMA” afirma a advogada associada Isadora Lima, que participou do processo de requerimento do alto renome.
Andréa Possinhas, sócia sênior do escritório e responsável pela área de Propriedade Intelectual e Marcas, disse: “O reconhecimento do alto renome da marca figurativa certamente será um importante reforço nas ações promovidas pela PUMA contra a pirataria e a falsificação de produtos por terceiros, que tentam se valer da reputação conquistada ao longo de anos por essa renomada empresa”.