INPI recebe pedido para reconhecimento de Denominação de Origem para cafés especiais do Paraná
Em Mandaguari (PR), o café não é apenas uma bebida; é parte da história e cultura que resistem ao tempo. Recentemente a Associação de Produtores da região deu um passo significativo ao depositar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o pedido de reconhecimento de Denominação de Origem (DO) para o café paranaense “Café de Mandaguari”.
O Paraná, que hoje é um dos maiores produtores de cafés especiais do Brasil, teve a primeira Identificação Geográfica (por Indicação de Procedência) concedida em 2012, e agora pode receber a primeira DO do Estado para cafés especiais.
Além da notoriedade e prestígio da região, a DO exige a descrição das qualidades e características do produto que se destacam exclusivamente devido ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.
Esse é um passo significativo para tornar o nosso café verdadeiramente único no cenário mundial, e nós do GPT estamos na torcida por mais essa conquista, que não apenas valoriza nossos produtores, a região e suas tradições, mas fortalece a imagem do Brasil como um país que preserva a autenticidade de seus produtos e respeita a propriedade intelectual.