Disputa de marcas entre influenciadoras de finanças gera polêmica on-line
Na semana passada, as influenciadoras de planejamento financeiro Nath Finanças e Nathalia Arcuri se envolveram em uma disputa acerca do registro de uma marca, que ganhou notoriedade quando Nath Finanças foi às redes sociais acusar Arcuri de tentar “prejudicá-la”.
O que ocorreu foi que Arcuri, titular dos registros para a marca NA.TH, nas classes 36, 41 e 42 (basicamente para serviços de assessoria nas áreas econômico-financeira e da educação; de produção de conteúdo on-line e para a televisão; de desenvolvimento de software e de armazenamento de dados), apresentou oposições contra os pedidos de registro para a marca NATH PLAY, nas classes 35 e 38 (em suma para serviços de propaganda; promoção de produtos por meio de influenciadores; assessoria em comunicação no campo áudio visual; serviços de carregamento, compartilhamento e postagem de mídia; transmissão de arquivos digitais e televisionamento), em nome da Nath Finanças, que já possuía um registro para a mesma marca na classe 41, para assessoria, consultoria e informação em educação (como por exemplo cursos livres e coaching).
Apesar da disputa inicial, Nathalia Arcuri, após a exposição do conflito dessas marcas para a mídia, apresentou a desistência das oposições contra os pedidos de registro da Nath Finanças perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), alegando respeito à situação, pela existência prévia de uma plataforma com o mesmo nome.
Os pedidos de registro da marca NATH PLAY, da Nath Finanças, ainda serão objeto de decisão do INPI, que analisará a registrabilidade do sinal.
Esse episódio ressalta a complexidade e a importância do registro de marcas, bem como a necessidade de uma abordagem jurídica especializada para resolver disputas nesse campo, principalmente quando inseridas nos universos digital e do entretenimento.